Impacto

Questões do dia-a-dia, o bem maior.

Alinhados com as melhores práticas, introduzimos a reflexão sobre a materialidade dos tópicos e sustentabilidade, numa dupla perspetiva: avaliar o impacto dos temas materiais na sociedade; e avaliar o impacto dos temas materiais na sustentabilidade financeira da organização.

Braço Humano
Braço Robot

Na equipa

Sabemos hoje que a gestão de Talento é muito mais do que apenas atrair e reter talentos. Envolve criar um ambiente de trabalho positivo, inclusivo e diverso, harmonioso e colaborativo, fomentar o engagement de todos os Colaboradores e promover o bem-estar e saúde mental dos mesmos.

Apostamos num ambiente colaborativo com espaço para a inovação e onde todos podem contribuir para um todo maior.

  • Programa de Mentoring
  • Valorização e meritocracia
  • Gestão de desempenho e feedback contínuo
  • Avaliação de desempenho
  • Plano de desenvolvimento pessoal de competências
  • Intergeracionalidade
  • Bem-estar
  • Cultura de conciliação
  • Diversidade, equidade e inclusão
  • Parcerias de promoção da liderança feminina

Na comunidade

Se não formos cidadãos, se não combatermos pelos princípios que fazem parte do programa da Fundação – Cultura, Cidadania, Justiça, Liberdade no sentido político, de tomada de posição em relação a tudo aquilo que se passa à nossa volta -, se não fizermos isso não somos dignos de ser advogados. Ora, eu creio que a criação da Fundação traduz o longo caminho que nós fizemos desde o dia em que a sociedade de advogados foi criada, isto é, nós fomos criando uma consciência em todos nós, e esse é o mérito desta iniciativa: é que ela não foi imposta, ela surgiu de uma consciência que havia em todos, de que fazia sentido criar uma fundação que se batesse por estes princípios, e isso revela uma mudança qualitativa na forma como exercemos a profissão. E eu penso que esse facto para nós deve constituir um marco, fundamental, na evolução daquilo que é a Firma.

Vasco Vieira de Almeida, Founding Partner
Na comunidade

Na proteção do ambiente

A sustentabilidade faz parte do ADN da VdA e, neste sentido, tem sido concretizado um conjunto de ações com foco na eficiência energética:

  • Em 2018, a VdA mudou a sua sede para novas instalações, num edifício na zona histórica de Lisboa, recuperado com elevados padrões de eficiência energética, e que utiliza energia solar para aquecimento de água. Foi também reforçada a recolha seletiva e encaminhamento de resíduos para valorização, eliminados os plásticos de utilização única e introduzido um sistema de controlo de equipamentos de impressão que promove a utilização racional de papel.
  • Desde julho de 2020, 100% da eletricidade adquirida pela VdA tem certificação de origem renovável. Tendo 2018 como ano-base, a Firma definiu um conjunto de objetivos ambientais quantificados de redução de consumos e emissões, até 2022: redução de 5% no consumo de recursos e nas emissões de carbono por Colaborador e aumento de 5% na taxa de reciclagem de resíduos.
  • Em 2023, a VdA completou o cálculo da sua pegada de carbono, com a quantificação das emissões associadas à produção dos produtos, serviços e bens de imobilizado que adquire (categorias 1 e 2 de âmbito 3). Com base nos resultados obtidos, a Firma iniciou, em 2024, o processo de avaliação e adoção de um objetivo de redução de emissões mais ambicioso e alinhado com a ciência climática (SBT – Science Based Target), a submeter à aprovação da Science-Based Targets initiative (SBTi).

Na sociedade

A nossa inquietude leva-nos a querer contribuir. Para tal, fazer parte do coletivo, envolvermo-nos ativamente na reflexão e contribuir para soluções faz parte do nosso modus operandi. A nossa capacidade de influenciar é exponenciada pelo nível do envolvimento a que nos dispomos.

Somos parte ativa:
Estamos presentes em diversas associações e grupos de trabalho, com responsabilidade de liderar as temáticas ESG e de as levar mais longe.

Roadmap

Roadmap

O que já conquistámos, a ambição que temos.